As Masmorras é um novo tipo de aventura no Gladiatus, onde se pode encontrar monstros muito, mas mesmo muito difíceis, tão dificeis quem nem o jogador mais forte do server consegue vencer sem levar várias ajudas dos mercenários. Nesta aventura os jogaores competem para ganhar o máximo de fama possível.
Para se lutar nas masmorras basta ir ou ao mapa da aventura ou esconlhendo a masmorra do Guarda da Taberna. Pode-se abrir todas as masmorras, mas assim que carregarmos em difícil teremos, a partir desse momento, 7 dias para terminar a masmorra, por isso o mais indicado é fazer uma de cada vez, até porque se abrirmos todas, depois muito dificilmente teremos pontos de expedição para todos, visto que nas masmorras, os pontos de expedição, também só são 24 como nas expedições normais.
Os mercenários são aqueles que nos vão ajudar a vencer cada monstro que se encontra nas Masmorras. Há três tipos de mercenários e cada jogador pode e deve usar sempre 5:
Deverá então ter um grande nível de DANO, HABILIDADE e FORÇA.
Para além destes treinos bem evoluídos, é muito importante que o mercenário de ataqe tenha também equipamento que dê muito ATAQUE CRÍTICO.
Ao activar este mercenário deverá activar o simbolo:
Este símbolo significa "Atrair directa a um", devendo ser activado para aquele que deverá atrair os ataques dos adversários sobre a sua pessoa.
Este deverá ter, portanto, um grande nível de ARMADURA, AGILIDADE, FORÇA e CARISMA.
Para além destes treinos bem evoluídos, é muito importante que o mercenário de defesa tenha também equipamento que dê muito VALOR DE BLOQUEIO, VALOR DE ENDURECIMENTO E AMEAÇA.
Este símbolo significa "Cura os membros do grupo", devendo ser activado naquele que deverá curar as feridas da equipa durante o combate.
Este deverá ter um alto nível de inteligência.
Para além deste treino bem evoluído, é muito importante que o mercenário destinado a curar tenha também equipamento que dê muita CURA E VALOR CRÍTICO DE CURA.
Este símbolo significa "Não levar", devendo ser activado naquele que não deverá ser levado, uma vez que ainda não se encontra pronto ou se apenas quiserem tentar não levá-lo dessa vez.
No entanto aconselha-se a que se levem todos os mercenários, uma vez que também não perdem nada com isso.
Masmorras existentes:
No jogo existem masmorras fáceis e difíceis, e como é óbvio as difíceis dão muito mais fama do que as fáceis, e por isso, assim que já consigamos vencer as mais difíceis é sempre muito melhor optarmos por elas.
As masmorras que dão mais fama no jogo são as masmorras do Guarda (ir à Taberna, encontra-se em cima), mas também são difíceis. Podemos encontra-las em todas as cidades, e só costumam variar no local depois de escolhermos a dificuldade no Guarda, podendo assim a masmorra aparecer ou no Estábulo, na Arena, na Taberna, no Treino, no Armeiro, nas Armaduras, nos Bens Gerais, no Alquimista ou no Mercenário, mas para terminar a missão da masmorra (receber a recompensa) é sempre no Guarda da Taberna, no livro.
Masmorras em Itália:
- Bosques Escuros - Casa de Gustavo - muito fácil
- Montes da Neblina - Fortaleza do Dragão - muito fácil
- Gruta do Lobo - Caverna da Intriga - fácil
- Templo Antigo - Sepultura Escondida - médido
- Povo Bárbaro - Forte do Mago - muito difícil
Masmorras em África:
- Templo Voodoo - Templo da Perdição - muito fácil
- Caverna Sangrenta - Câmara do Demónio - fácil
- Tribo Umpokta - Parque de diversão - difícil
Masmorras na Germânia:
- Templo-Caverna - Catacumbas Negras - muito fácil
- Vila Amaldiçoada - Campo Viking - médio
- Colina da Morte - Laboratório Misterioso - muito difícil